RAÍNA BIRIBA
Produção e Consultoria Cultural
PROJETOS






FREQUÊNCIAS PRECIOSAS| 2020 - atual
Plataforma de ações voltada a difusão de cantoras negras e indígenas brasileiras. Criada em 2020, pela cantautora Viviane Pitaya, com o objetivo de dar visibilidade a diversidade da música feita por mulheres dentro deste recorte de raça e gênero. Desde então, realizou ações como Noite Preciosa (SSA, SP e RJ), Congresso Frequências Preciosas e a pesquisa Cartografia de Cantoras Negras e Indígenas da Bahia. Foi contemplada pelos editais Acelera Mais do Sebrae-BA (2020), Prêmio de Linguagens Artísticas Prefeitura de Salvador (2020), Mulheres nas Indústrias Criativas - Goethe Instituit (2022) e Natura Musical (2022). Em 2024 realizará a primeira edição do Festival Frequências Preciosas em Salvador-BA.
www.frequenciaspreciosas.com.br




RECEBA - Rede de Artistas e Produtores/as da Bahia | 2020 - atual
Coletivo criativo e colaborativo da cena cultural e artística baiana, o Receba, surgiu como resposta à drástica redução na demanda de trabalho dos produtores, técnicos, músicos e demais profissionais do setor. Nascendo, à princípio, como rede de apoio para qualificação e suporte técnico para realização de lives caseiras. A partir de uma visão de união e senso de parceria, são concebidos projetos, como masterclass, laboratórios colaborativos e bate-papo virtuais, tratando de temas como economia criativa, estratégias de produção durante a pandemia, ferramentas online de colaboração musical, promoção, assessoria de imprensa, produção musical, linguagem visual e novos formatos.












InConto Marcado
Plantou Palavra, Colheu Poesia | 2019-20
Coordenação de produção, gestão de projeto, editais para o espetáculo teatral Plantou Palavra, Colheu Poesia que faz parte do projeto Inconto Marcado. O espetáculo é uma homenagem aos poetas do sertão.
InConto Marcado é um projeto de Teatro Itinerante, de Incentivo à Leitura, que integra Arte, Educação e Formação. Com foco na descentralização da arte, circula desde 2011 por cidades do interior dos estados, com peças baseadas em obras da literatura brasileira e oficinas de teatro.
Fotos: Éden Barbosa
























1º Concurso Baiano de Marchinhas | 2013-14
Idealizadora e coordenadora de produção do 1º Concurso Baiano de Marchinhas – Prêmio Moraes Moreira.
Em sua primeira edição homenageou o cantor e compositor Moraes Moreira e elegeu a melhor marchinha do Estado. O projeto foi resultado do trabalho de conclusão de curso desenvolvido durante a graduação em Produção Cultural na Faculdade de Comunicação da UFBA.
Fotos: GB Souza Fotografia






















Bailinho de Quinta | 2013-14
Produção da banda Bailinho de Quinta.
A partir de uma pesquisa musical e histórica o projeto Bailinho de Quinta promove em Salvador, desde 2009, bailes carnavalescos que rememoram as marchinhas de carnaval das décadas de 30 a 70, acompanhando o movimento de releitura dos antigos carnavais. Em 2014, lançou seu primeiro disco autoral Bora Bora Bora, disco colaborativo com diversos compositores baianos.
Fotos: Divulgação
























Canela Fina | 2013-14
Produção do Grupo Canela Fina que desenvolve um trabalho autoral voltado para o público infantil.
Atividades de gestão de carreira, venda de shows, produção de shows, enquadramento de projetos para editais. Editais aprovados: Arte em Toda Parte: Canela Fina Invade Sua Praça (ano/2013).
Fotos: Divulgação










Gestão Cultural na Bahia | 2012
O projeto tem como principal objetivo promover o debate, a reflexão e a troca de experiências entre profissionais reconhecidos no cenário cultural baiano com as temáticas: Gestão de Carreira, Gestão de Projetos e Eventos e Gestão de Espaços e Instituições.
Fotos: Labfoto




















Eco Moda | 2009
Unindo Moda e Sustentabilidade, o projeto Eco Moda reuniu na passarela do Goethe Café diversos artistas e estilistas baianos e seus trabalhos feitos a partir de material reciclável e reaproveitado. Além do desfile, o evento trouxe também exposição de objetos decorativos e obras de arte seguindo a mesma temática. O projeto contou também com o show do grupo Bandodipapel.
Fotos: Rafael Martins